O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), inaugura nesta sexta-feira (9), a partir das 10h30, a sede do Centro Territorial de Economia Solidaria e Agricultura Familiar (Cresol) do Munim Lençóis Maranhenses, espaço que abrigará produtos diversos dos empreendimentos econômicos solidários, agricultores e artesãos, empreendedores e produtores da região.
O prédio do Cresol Munim Lençóis Maranhenses fica localizado no Povoado Santa Rosa, altura do KM 31 da rodovia MA-402, no município de Axixá (MA). O município é um dos 12 que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal Norte e Leste Maranhense (Conleste).
Segundo o secretário Luiz Henrique Lula (Setres), a finalidade do Cresol Munim Lençóis Maranhenses será a promoção da cidadania da agroecologia do desenvolvimento local e a consolidação e autosustentabilidade dos empreendimentos econômicos Solidários da Região Munim Lençóis Maranhenses que compreende de 12 municípios: Bacabeira, Rosário, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros, Axixa, Icatu, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Paulino Neves.
“Após sua inauguração, o Cresol Munim Lençóis Maranhenses será administrado pelo comitê gestor formado por representantes do poder público e entidades de apoio e empreendimentos econômicos solidários da região do Munim”, informa o secretário.
Por sua vez, o comitê gestor é resultado do termo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e o Consórcio Público Intermunicipal Norte e Leste Maranhense (Conleste).
O governador Carlos Brandão também inaugurou a Unidade Básica de Saúde da comunidade Outeiro; entregou recibos do Cadastro Ambiental Rural, em fortalecimento à agricultura familiar, além de kits esportivos.
Em sua passagem pelo município, Brandão chamou a atenção para o Orçamento Participativo do Estado, que tem a atenção voltada, sobretudo, às obras que foram solicitadas pelas comunidades. Na ocasião, o governador pontuou as benfeitorias realizadas aos axixaenses.
“Hoje, tivemos a oportunidade de entregar um hospital, um posto de saúde, uma escola de tempo integral em parceria com a prefeitura – o Cresol -, que é um grande centro de profissionalização. Também tivemos a entrega do Cadastro Ambiental Rural, para que as pessoas tenham acesso ao crédito e possam melhorar a produção da sua agricultura familiar”, pontuou o governador.
A prefeita de Axixá, Sônia Campos, comemora os benefícios entregues pelo governo do Estado e destaca que o perfil municipalista do governador Carlos Brandão é um ponto que fortalece a parceria com a prefeitura municipal e traz ganhos não só à cidade, mas também para toda a região.
“Para nós, axixaenses, é um momento de gratidão. Hoje, nós temos a chance de receber, mais uma vez, o nosso governador, que é comprometido com o municipalismo. Toda a região do Munim só tem a ganhar, pois o senhor é, realmente, muito bom para o município de Axixá”, agradeceu a prefeita.
O secretário municipal de Saúde de Axixá, Thiago Santos, comemorou a iniciativa do governo do Maranhão em fortalecer o sistema de saúde da cidade a partir do hospital municipal reformado, e destaca o quanto a inauguração da UBS do Outeiro representa na promoção do acesso à saúde às famílias que moram distantes da sede.
“É com muita alegria que recebemos, hoje, essas duas relevantes obras do governo do Estado; em especial, na comunidade do Outeiro, que é distante da cidade e passa a trazer atendimento médico, de enfermagem, realização de preventivo, pré-natal e vacinação. É um momento de muita alegria, um sonho que está sendo realizado”, afirmou o secretário.
Moradora da comunidade Outeiro, Filomena Rocha, de 72 anos, vê-se aliviada em ter perto de casa a Unidade Básica de Saúde inaugurada pelo Estado. Agora, a aposentada terá acesso fácil aos acompanhamentos de rotina, sem precisar se deslocar à sede da cidade.
“Aqui, às vezes as pessoas precisam medir uma pressão, fazer um acompanhamento da diabetes ou uma consulta; então, para a gente, já fica melhor. Eu me sinto feliz, agradeço a Deus, porque eu tinha que ir para Axixá. Vai melhorar porque se interessaram pelo nosso lugar”, afirmou a aposentada.