Em 2025, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) intensificou as ações para potencializar a qualidade dos serviços prestados no Polo Lençóis e Delta e aumentar a satisfação dos turistas e pessoas que moram na região dos municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro, Barreirinhas, Água Doce do Maranhão, Tutóia, Araioses e Paulino Neves.
Com ações diversas, a Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta ministrou cursos de qualificação profissional, realizou atividades educativas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de outras intervenções.

De janeiro a dezembro, por meio do Programa “Mais Qualificação e Turismo”, a Setur-MA capacitou na região 787 pessoas com cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores da cadeia produtiva do turismo ou para pessoas que pretendem trabalhar no segmento.
Cursos de Técnicas para Recepção e Reservas para Meios de Hospedagem; Hospedagem Familiar: Como Montar um Negócio Cama e Café; Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes; Mídias Sociais Para Promoção do Turismo e Noções Básicas de Empreendedorismo para Artesãos foram algumas das várias capacitações ofertadas no Polo.
Eleito Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) também recebeu atenção e incremento das ações pela Setur-MA, em trabalho conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no ordenamento e na sinalização turística da região.
A secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo, fez um balanço bastante positivo do ano em relação às ações desenvolvidas nos municípios turísticos no Polo e a importância de qualificar a população maranhense para atender cada vez melhor os visitantes. Segundo ela, foi mais um ano em que se cumpriu o objetivo de levar melhorias.
“O Maranhão é conhecido por sua hospitalidade e, agora está mais ainda, porque os Lençóis Maranhenses são Patrimônio Natural da Humanidade. Nossa missão é fortalecer e levar cada vez mais ações de capacitação a todos os polos turísticos do estado. Qualificar a população não só melhora a experiência dos turistas, mas também garante o desenvolvimento econômico e social das comunidades, como a qualificação que realizamos nos povoados e nas sedes dos municípios durante o ano. Essas iniciativas valorizam a cultura local e preparam os moradores para serem protagonistas no turismo sustentável”, destacou a secretária.
Enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil
Palestras de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual infantil também fizeram parte da atuação da Superintendência no ano, com ações do Programa “Mais Infância, Mais Turismo”. Mais de 3.903 crianças e adolescentes foram conscientizados sobre a prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual infantojuvenil em todos os polos da atividade turística do Maranhão.
Para fortalecer políticas contra o turismo sexual e proteger as crianças e adolescentes contra o abuso sexual, a Setur-MA aprofundou o debate sobre o tema durante o I Seminário de Turismo Sustentável e Trabalho Decente, realizado em novembro, em Barreirinhas. Durante o evento foram reforçados a importância da prevenção, proteção e construção de ambientes seguros para crianças e adolescentes.
Na ocasião, foram destacadas no encontro as ações realizadas pelo Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, com ênfase na sensibilização através de campanhas educativas e ações integradas contra o abuso e a exploração infantojuvenil no segmento turístico.
Suporte no atendimento aos turistas
Os turistas que visitaram os Lençóis Maranhenses em 2025 tiveram apoio e suporte do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) nas indicações sobre pontos turísticos, atrações culturais, eventos e atividades de lazer na região.
Durante o ano, foram realizados 18.446 mil atendimentos, sendo 13.910 atendimentos a turistas brasileiros e 4.536 a visitantes estrangeiros, nos CATs do município de Barreirinhas, localizados na Beira Rio e no saguão do aeroporto da cidade. Além dos atendimentos, os turistas receberam materiais informativos como mapas turísticos, guias de turismo e roteiros sugeridos.
A auxiliar técnica da Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta, Emmyly Freitas, disse estar honrada em trabalhar, levar conhecimento para a população e que a qualificação é chave essencial para o sucesso sustentável do turismo na região. “Contribuir para o turismo de uma localidade é uma maneira de apoiar a valorização da cultura, recursos naturais, além de impulsionar a economia local. Meu objetivo é de sempre contribuir para que a experiência de quem visita a região seja enriquecedora e que o turismo seja uma atividade capaz de promover o crescimento econômico, respeitando o meio ambiente e valorizando as tradições locais”, contou a servidora.
Para o superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, Jorge Babica, as ações da Superintendência superaram as estimativas traçadas para o ano de 2025. Ainda segundo ele, para 2026 o objetivo será superar os números obtidos em 2025, com um incremento nas ações de divulgação, missões em campo, por exemplo.
“O ano de 2025 foi de muita surpresa e alegria para nós que trabalhamos o turismo em uma região como a dos Lençóis Maranhenses. O nosso planejamento de 2026 consiste em dar continuidade às atividades dos Programas “Mais Qualificação e Turismo”, “Mais Infância Mais Turismo”, além de levar mais ações de divulgação do Observatório para os hotéis e pousadas da região, com o intuito de contribuir para o aumento dos resultados das Pesquisas de Demanda Turística, durante feriados, reforçando ainda a ponte com a rede hoteleira local”, explicou o superintendente.
Fonte: Setur-MA
Fotos: Divulgação
8/1/2026






















