No último dia 16, alunos da turma 300 da Escola C.E. Pedro Neiva de Santana do município de Cedral, baixada litoral maranhense decidiram vestir a camisa do “Projeto Educar para Transformar : A escola em ação o ano inteiro”. A iniciativa partiu da professora de língua portuguesa Dirany Martins, que incentiva os estudantes atividades com temas relevantes, para serem mensalmente apresentados ao longo do ano letivo.
Dessa vez, os alunos decidiram de forma lúdica organizar uma palestra, juntando útil ao agradável, o mês de combate à exploração infantil, com um tema muito importante para a sociedade, a campanha “Faça Bonito” alertando para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Os alunos foram além, usaram a criatividade e produziram um vídeo onde eles mesmos dramatizam o caso Araceli(1973). Que retrata o desaparecimento e morte da menina de apenas oito anos que intriga pela grande quantidade de fatos desencontrados até hoje, há mais de 50 anos depois do crime.
Todos os anos a campanha “Faça Bonito” acontece com o principal objetivo, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e a turma 300, fez a atividade correta e ganhou notoriedade pela criatividade em levar para a sociedade a importância do tema. O vídeo produzido pela equipe dos 5 integrantes é o assunto principal nos mais diversos grupos de mensagens da cidade e nas páginas da internet.
“o envolvimento direto dos alunos nas decisões e execuções do projeto desperta maior interesse e sentido naquilo que estão aprendendo, fortalecem habilidades e ao interagirem e expressarem ideias, autoconfiança, responsabilidade e um olhar critico social, disse a professora Dirany.
O projeto conseguiu alcançar alunos e a sociedade promovendo ações de prevenção e conscientização a violência.


